Input your search keywords and press "Enter".
6 de maio de 2019

Bolo de cenoura – a melhor receita

by
339 Views

Existem centenas de milhares de receitas de bolo de cenoura internet a fora e nos cadernos de receitas da vovó, isso é um fato incontestável. Posto isto, fizemos uma busca mais intensa e selecionamos a receita do bolo de cenoura com maior aceitação dentre todas as visitadas, seja no Brasil ou fora. Este bolo é fácil de fazer, é úmido e coberto com uma cobertura de queijo creme fácil de fazer e 100% caseira.

É uma das sobremesas mais apreciadas pela simplicidade e pelo gosto característico, o bolo de cenoura pode ser degustado durante todo ano. O sabor da receita à seguir, é perfeita pela umidade que sentimos ao morder o pedaço do bolo de cenoura.

Um dos pontos positivos é a praticidade em fazer, partindo do zero e ficando prontos em menos de 1 hora.

Algumas dicas soam como dispensáveis, mas faz toda diferença, principalmente para quem não tem prática na cozinha.

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Antes de qualquer coisa, misture todos os ingredientes secos. A medida é essencial para o chegar no ponto e no sabor desejado.

Alguns ingredientes extras que são opcionais são um pouco de canela em pó, gengibre e noz-moscada. Como dito, são opcionais, porém se feitas, trazem um sabor inigualável ao seu bolo de cenoura.

Para os demais ingredientes, deve-se usar pouco óleo, ovos, baunilha, açúcar mascavo, açúcar granulado e molho de maçã. A quantidade de óleo e maçã nesta receita adiciona a quantidade perfeita de umidade, então você acaba com um bolo úmido que não é oleoso e nem muito molhado.

O uso do açúcar mascavo ao invés do granulado é opcional, eu opto em fazer com mascavo por acrescentar a umidade necessária que casada com o óleo e molho de maça chega ao ponto desejado no meu paladar. Também não podemos deixar de lado o ingrediente obrigatório: cenoura ralada, afinal é uma bolo de cenoura. Não economize na cenoura, recomendo 3 cenouras médias bem raladas.

Dicas de cozimento para bolo de cenoura

  • Ao medir sua farinha, não a retire do recipiente com o copo de medição. Em vez disso, mexa a farinha ao redor, coloque-a em seu copo de medição e nivele-a com as costas de uma faca (seco).
  • Sinta-se livre para usar nozes picadas ou nozes no bolo de cenoura, sugiro usar cerca de 3 / 4-1 xícara. Se você gosta de passas em seu bolo de cenoura, você também pode usar 1/2 xícara.

O melhor bolo de cenoura

Esta é a minha receita favorita para bolo de cenoura caseiro! Este bolo é tão fácil de fazer, perfeitamente úmido e coberto com uma cobertura de queijo creme caseira fácil.

Ingredientes

Para o bolo de cenoura:

·  2 xícaras (250 gramas) de farinha de trigo

·  2 colheres de chá de fermento em pó

·  1 colher de chá de bicarbonato de sódio

·  1 e 1/2 colheres de chá de canela em pó

·  1/2 colher de chá de gengibre moído

·  1/4 colher de chá de noz moscada

·  1/2 colher de chá de sal

·  3/4 xícara (180ml canola) ou óleo vegetal

·  4 grandes ovos à temperatura ambiente

·  1 e 1/2 xícaras (300 gramas) de açúcar mascavo

·  1/2 xícara (100 gramas) de açúcar granulado

·  1/2 xícara (125 gramas) de maçã sem açúcar

·  1 colher de chá de extrato de baunilha

  • 3 xícaras (300 gramas) de cenoura ralada, levemente embalada

Para a cobertura de queijo cremoso:

·  1 pacote de queijo estilo creme de queijo, amolecida à temperatura ambiente

·  ½ xícara (115 gramas) de manteiga sem sal, amolecida à temperatura ambiente

·  2 xícaras (240 gramas) de açúcar refinada

  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Instruções

Para fazer o bolo de cenoura:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
  2. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela, o gengibre, a noz-moscada e o sal até combinar bem. Reserve.
  3. Em uma tigela grande separada, misture o óleo, os ovos, o açúcar mascavo, o açúcar granulado, a compota de maçã e o extrato de baunilha até que estejam totalmente combinados. Adicione as cenouras raladas nos ingredientes molhados e misture até combinar bem.
  4. Despeje os ingredientes molhados nos ingredientes secos e misture com um batedor ou espátula de borracha até ficarem uniformes, certificando-se de não misturar demais a massa.
  5. Despeje a massa do bolo uniformemente entre as duas assadeiras preparadas. Asse a 180 ° C por 30 a 35 minutos ou até que o topo dos bolos esteja assentado e um palito ou garfo inserido no centro de cada um saia limpo. Retire do forno, transfira para uma tigela e deixe esfriar nas panelas por cerca de 20 a 25 minutos. Depois que os bolos esfriarem, retire-os das panelas e retorne os bolos para a grade para terminar o resfriamento.

Para fazer a cobertura de queijo cremoso:

  1. No liquidificado ou com o uso de um mixer, bata o queijo creme até ficar homogêneo. Adicione a manteiga e misture por cerca de 30 segundos a 1 minuto até ficar bem combinado e macio. Adicione o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha e continue misturando até que estejam totalmente combinados, raspando as laterais da tigela conforme necessário.

Para montar o bolo:

  1. Nivele os topos de cada bolo com uma faca ou um nivelador de bolo. Coloque um dos bolos em uma forma de bolo, cubra com um pouco mais de 1/2 xícara de cobertura e alise em uma camada uniforme. Coloque o outro bolo por cima e use a cobertura restante para congelar a parte superior e as laterais do bolo. Cubra com nozes ou outras coberturas de escolha, se desejar.

Notas

O tempo de preparação inclui tempo de resfriamento para os bolos.

Share This Article

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

No More Posts